Arquivo Jurídico
Revista Jurídica Eletrônica da UFPI
ISSN 2317-918X
Constelação familiar: a eficácia do olhar humanizado no direito
Olívia Brandão Melo Campelo
Resumo
Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP- São Paulo-SP, Brasil. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora da Graduação em Direito da Universidade Federal do Piauí. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPI. Email: oliviabrandaomelo@hotmal.com.
A aplicação do direito e as formas tradicionais de resolução de conflitos tem demonstrado uma dissociação entre direito e realidade. Conflitos que permanecem latentes por anos e decisões judiciais alvos de uma sequência de recursos processuais revelam a insatisfação social com a atual forma de prestação jurisdicional. Uma humanização do direito se torna urgente e necessária e exige uma nova percepção do conflito. Nas demandas familiares, que envolvem as questões mais íntimas e profundas dos indivíduos, a necessidade de repensar o direito se torna ainda mais evidente. Neste cenário, o recurso psicoterapêutico das Constelações Familiares passa a ser um instrumento para a promoção de Justiça através da ordem do amor.
Palavras-chave
Direito Humanizado. Constelações Familiares. Direito Sistêmico. Efetividade da Justiça.
Resumo do artigo em video
Laís Veiga de Carvalho Mello
Mestranda em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP – São Paulo-SP, Brasil. Bacharel em Direito pelo Instituto Camillo Filho. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí. Advogada. Email: laiscmello@hotmail.com.